Nossa História

Nossa História




O conhecido povoado de Meira Matos, do Município de Tocantínia, localizado na região centro geográfico do Estado, teve seu início de povoação em março de 1965, quando um grupo de agricultores e criadores, Antônio Maciel Bastos, Carlindo Vieira da Rocha, Sebastião Abreu Vasconcelos e Domingos da Silva Rios, para ali, se deslocaram, fixando moradia com suas famílias. Inicialmente, o povoado recebeu o nome de Meira Matos, em homenagem ao General-de-Brigada deste mesmo nome.


Mas tarde, por força da Lei Estadual do então Estado de Goiás, nº 10.411, de 30 de dezembro de 1987, Meira Matos é transformado em Município, com o topônimo de APARECIDA DO RIO NEGRO. A justificativa do nome se dá em homenagem à Nossa Senhora Aparecida, Padroeira da Cidade, e ao Rio Negro, que banha a cidade


Em 1989, foram convocadas as eleições Municipais para o dia 16 de abril quando saiu vitorioso o Sr. José Eurico Costa e o Vice José Martins Barbosa, que, juntamente com a Câmara de Vereadores, instalaram o Município a 1º de junho deste mesmo ano sob a jurisdição da Comarca de 3ª Entrância, Miracema do Tocantins.


Antes de completar o seu primeiro ano de mandato, o Prefeito José Eurico Costa veio a falecer tragicamente, afogado nas águas do Rio Balsas, no dia 06/04/1990. Assumiu o Poder Executivo o Vice, José Martins Barbosa.


A Festa religiosa da cidade se celebra anualmente a 12 de outubro, dia da Padroeira da cidade.


Aparecida do Rio Negro, maio/1990.


Para ler mais clique AQUI





Gestão


Prefeito Municipal
Suzano Lino Marques

Prefeito - Gestão 2021/2024.

Partido: MDB (Movimento Democrático Brasileiro).



Vice-Prefeito Municipal
Francisco de Assis Carlos Coutinho

Vice - Gestão 2021/2024.

Partido: Cidadania.




Brasão do Município


Brasão do município

Hino Municipal

Nas escarpas de um belo cerrado Surgiu em completa realeza Homens de fé e coragem Sonharam com tua grandeza. E com trabalho incansável De sertanistas lutadores Levaram este sonho avante Como divinos protetores.


Oh! Terra, terra querida Galã do nosso Tocantins, Em ti vibra a confiança Deste povo que espera por ti.


Revelou-se modesta cidade Com futuro brilhante por vir Povos fortes, leais, destemidos Lutaram até conseguir. A grandeza da terra vencida Não há mais quem a possa banir Hoje temos orgulho em vê-la, Um progresso bem firme atingir.


Oh! Terra, terra querida Galã do nosso Tocantins, Em ti vibra a confiança Deste povo que espera por ti.


Bendiremos a Deus poderoso Protetor desse altivo torrão Exaltemos o nosso estandarte Com amor, paz e união. Salve pois, a cidade altaneira Cujos marcos jamais fugirão Relembrando o passado legado De quem reina na eterna mansão.


Oh! Terra, terra querida Galã do nosso Tocantins, Em ti vibra a confiança Deste povo que espera por ti.


Letra e melodia: Maria Madalena Pereira de Carvalho