Notícias

Alunos recebem certificados do Proerd em formatura

Alunos recebem certificados do Proerd em formatura

Cerca de 130 alunos da Escola Municipal Luza Machado de Miranda tiveram uma noite especial nesta segunda-feira, 24: a formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), da Polícia Militar, ofertado no Município por meio do Comando do 6º Batalhão da PM e da Coordenação Estadual do Proerd, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semec).

A ação é desenvolvida pela Polícia Militar e tem por objetivo um trabalho preventivo de cunho educacional. Nele, os alunos aprendem a importância de tomar decisões seguras, responsáveis e manterem-se longe das drogas e da violência. As instruções são aplicadas em sala de aula por policiais militares devidamente capacitados. Em Aparecida, as instruções foram ministradas pelos instrutores sargento Helma, e soldados Milla e Dantas

No decorrer do curso os alunos do 5º ano foram instruídos pelos policiais com palestras e atividades voltadas para a prevenção ao uso de drogas, e na formatura foram certificados pelos conhecimentos obtidos. Durante o evento, a coordenadora Estadual do Proerd, coronel Alaides Pereira, reiterou os benefícios do Programa para os alunos, além das parcerias executadas, já que os pilares são a família, a escola e a Polícia. “Acreditamos que os ensinamentos ministrados em sala de aula blindarão nossas crianças a que digam não à violência, às drogas, de forma segura e consciente, pelos malefícios que causam no físico, no mental e nas relações sociais. E aqui pedimos que participem desse processo toda a escola, professores e família. Aqui temos alunos que assumirão responsabilidades, gerindo recursos e por isso acreditamos em vocês, e para isso é necessário continuar estudando e se dedicar, porque nesta vida vale à pena ter princípios e valores”, disse ela aos alunos.

Para o prefeito Deusimar Amorim, o ganho será para toda a comunidade, tendo em vista que os alunos são o futuro e ocuparão cargos importantes no Município. “Sabemos bem da importância que é esse projeto, e se essas crianças deixarem de se envolver com drogas já é um grande ponto positivo, mas vamos muito além disso, pois com a força e nível de consciência que alcançam, com certeza absoluta já percebem o que é bom e ruim que o mundo oferece, levando isso à família e aos amigos, e assim nossa sociedade será diferente, com o futuro garantido por meio de um esforço conjunto de todos nós: escola, Polícia, família, poder público e alunos”, comentou o gestor aos presentes.

Para o secretário Municipal de Educação, Alexandre Oliveira, o curso impõe pilares e valores na educação. “Aqui em Aparecida nós falamos sempre, que família, religião e valores quando estão junto aos alunos deixam a criança no caminho certo. E isso nós observamos no Proerd: limites aos alunos, e eles gostam de estar presentes nas aulas. Nós cuidamos aqui de mais de mil crianças, nossa preocupação é criar cidadãos conscientes no Município”, reiterou.

Também estiveram no evento o vereador José Maria Ribeiro, representando a Câmara Municipal; a diretora da Unidade Escolar, Lindinalva Alves; vice-prefeito Sérgio Felicíssimo de Castro; primeira dama Ana Cláudia Gorosthides; o comandante do Destacamento da PM no Município, 1º sargento Paulo André Negreiro de Souza; o coordenador operacional major Leonardo Amorim Teixeira; e o capitão Freire, representando o comandante do 6º Batalhão, tenente coronel De Souza.

Cerimônia

Durante o evento, quem chamou atenção foi o mascote do Programa, Leão Daren, que acompanhou toda a cerimônia com muita animação. Um dos momentos foi a entrega de um certificado para as autoridades e professoras das turmas. Também receberam premiações as alunas Hemilly Cristina Patrício de Carvalho, Raissa dos Santos Martins, e Samira Nunes Carvalho, que se destacaram no decorrer das atividades.

A mãe da aluna Caroline Nunes, Marilene Nunes, também fez os agradecimentos pelas instruções. “Só aceitam esse projeto uma escola que se preocupa com os alunos, e querem alunos de bem, que andem no caminho certo. Então só temos como pais que agradecer a todos os envolvidos, porque isso tudo pode mudar a vida dos nossos filhos”, comentou.

Durante o curso, como parte das atividades em sala de aula, os alunos elaboraram redações, sendo que as duas melhores foram premiadas pela Secretaria com bicicletas. O segundo colocado foi o aluno Kauã Soares Pereira, e a grande premiada foi a aluna Pietra Susanna Gomes de Aquino Castro.

A formanda Hillary de Aquino Miranda conduziu o juramento feito com muita determinação pelos alunos. O certificado foi entregue de forma simbólica ao launo Fernando Júlio Paiva da Silva.

O secretário Alexandre entregou um brinde aos instrutores e coordenadores do Projeto, em nome da Prefeitura Municipa, Semec e Escola Municipal. O evento foi encerrado com a canção do Proerd, que com uma coreografia animou todos os presentes. Ao final, um lanche foi servido a todos.

Proerd

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) consiste num esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, a Escola e a Família, tendo como missão e visão:

Missão: ensinar aos estudantes habilidades para tomada de boas decisões, para ajudá-los a conduzir suas vidas de maneira segura e saudável.

Visão: construir um mundo no qual os jovens de todos os lugares estejam capacitados para respeitar os outros e para escolherem conduzir suas vidas livre do abuso de drogas, da violência e de outros comportamentos perigosos.

 

IMG9685
IMG9678
IMG9681
IMG9655
IMG9663
IMG9648
IMG9649
IMG9438
IMG9643
IMG9622
IMG9437
IMG9428
IMG9434
IMG9427
IMG9417
IMG9410
IMG9413
IMG9408
IMG9403
IMG9396
IMG9402
IMG9394
IMG9392
IMG9386
IMG9384
IMG9373
IMG9382
IMG9372
IMG9371
IMG9358
IMG9360
IMG9354
IMG9353

Previous Next

Arraiá dos Idosos reúne tradição e homenagem ao Município

Mais uma vez o Grupo “É Preciso Saber Viver” inovou e deu um show de tradição, cultura, animação e experiência durante o Arraiá dos Idosos, que aconteceu no ultimo sábado, 15 de junho. O Salão Paroquial foi todo preparado para receber todo o público da comunidade, e em especial os idosos do Grupo que é do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Secretaria Municipal de Assistência Social.

A decoração típica relembrou utensílios antigos do campo, como carroça, panela de ferro, pilão, o que remeteu o público a uma época em que estes objetos eram utilizados pelos mais velhos. A Banda Nova Sensação introduziu a quadrilha com muito forró, levando todos a dançar muito.

As comidas típicas que sempre são amadas por todos também fizeram sucesso, como o bolo Mané pelado, pipoca, canjica, bolo de chocolates, quentão, caldo, dentre outros.

Ao abrir o evento, a secretária Municipal de Assistência Social, Ana Cláudia Gorosthides, ao lado de toda a equipe do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), relatou a história do grupo e da festa junina. “Nosso primeiro arraiá aconteceu em 2013 e já estamos na sétima edição, e como crescemos em todo esse tempo. Antes o evento era só para os idosos e hoje tomou essa enorme proporção. Já virou tradição e a tendência é só crescer mais. Tudo isso para fortalecer os vínculos do Grupo com a comunidade local”, destacou.

O prefeito Deusimar Amorim, que também participou da apresentação, parabenizou a equipe, agradecendo a presença de toda a comunidade. “Essa festa não nossa, é de toda a comunidade de Aparecida do Rio Negro que a cada ano inova mais. Já temos mais de 100 idosos no grupo, pessoas que já tem uma experiência de vida maior, e que precisam de uma atenção especial de todos nós. E é tão bonito quando a gente vê a felicidade deles, o sorriso no rosto. Então estamos aqui fazendo a nossa parte, o nosso dever e conclamando a toda a nossa comunidade a cuidar bem dos nossos idosos”, reiterou o gestor.

 

Apresentação

O padre Geraldo Silva deu e benção e fez a oração do Pai-Nosso antes da apresentação, que começou com a entrada de todos os 30 pares de idosos e convidados. A entrada da Bandeira do Município pela componente do Grupo Deusamar Azevedo destacou o tema da apresentação: “Aparecida do Rio Negro – 30 anos de alegria no São João”.

Animação contagiante das estrelas da noite era visível durante toda a apresentação, que foi conduzida pela puxadora Valéria Barreira, e que além dos passos típicos das quadrilhas juninas, contou com outros ritmos, como forró, funk, e até homenagem ao cantor Gabriel Diniz com a famosa música “Jenifer”.

A emoção tomou conta de todos com a entrada da pequena Heloísa Souza, que adentrou o local cantando o Hino do Município ao lado de seu pai, Adailton, fazendo uma homenagem aos 30 anos da Cidade. As festas antigas também foram representadas pela sanfona e triângulo, tocados por PH do Acordeom eu seu Raimundo Rodrigues. As novas gerações aparecidenses foram representadas pelo casal de crianças Paulo Roberto e Mariane, ambos netos de componentes do grupo, além do jovem Otávio no acordeom, representando as futuras gerações das festas juninas.

Os idosos foram aplaudidos por todos os presentes que aprovaram a linda apresentação. Dona Creuza Brito da Silva, de 67 anos participa da festa pela segunda vez. “É muito bom dançar com o grupo, com meu esposo, ali me sinto realizada”, disse a idosa.

“Tenho 82 anos e danço desde a primeira vez que teve a quadrilha, e é muito bom, gosto demais”, destacou seu José Ambrózio, componente do Grupo.

A festa rendeu muito forró durante toda a noite e contou ainda com a quadrilha improvisada com a participação do público, puxada pelo professor Paulo Percílio.

IMG9346
IMG9339
IMG9335
IMG9332
IMG9323
IMG9320
IMG9316
IMG9081
IMG9076
IMG9074
IMG9067
IMG9058
IMG9056
IMG9055
IMG9047
IMG9037
IMG9035
IMG9033
IMG9027
IMG9030
IMG9022
IMG9018
IMG9014
IMG9009
IMG9003
IMG9007
IMG8949
IMG8946
IMG8941
IMG8938
IMG8933
IMG8936
IMG8932
IMG8930
IMG8929
IMG8924
IMG8922
IMG8921
IMG8915
IMG8911
IMG8910
IMG8908
IMG8906
IMG8904
IMG8902

Escola Municipal realiza festa junina

Escola Municipal realiza festa junina

Os alunos e pais da Escola Municipal Luza Machado de Miranda participaram da tradicional festa junina realizada pela Escola, na ultima sexta-feira, 8. O evento foi realizado na feira coberta, e contou com a presença de toda a comunidade.

Além das apresentações das turmas da escola, que este ano também contou com os pequenos do maternal, as comidas típicas conquistaram o público: pipoca, pé-de-moleque, quentão, bolo Mané-pelado, e várias outras Delícias caipiras, tudo preparado pela equipe escolar.
A quadrilha teve animação da Banda Nova Sensação.

Chapéu, roupa caipira, vestido de chita e bochechas pintadas: os pais capricham na produção dos filhos para que eles brilhassem na apresentação. O evento foi mais uma boa oportunidade para as famílias conhecerem e participarem da vida escolar. Além disso, a comunidade participou em peso, levando a integração entre o público e a escola.

Comemorada durante o mês de junho, a festa junina é uma das principais festividades populares do calendário brasileiro. Ela traz um retrato da diversidade do país através das comidas, danças, músicas e histórias típicas. Sua riqueza cultural é tamanha que a festa tornou-se um evento tradicional no calendário escolar. 

 

IMG8268
IMG8250
IMG8253
IMG8249
IMG8245
IMG8236
IMG8244
IMG8202
IMG8197
IMG8196
IMG8194
IMG8192
IMG8188
IMG8190
IMG8187
IMG8182
IMG8181
IMG8180
IMG8175
IMG8174
IMG8165
IMG8162
IMG8159
IMG8157
IMG8155
IMG8144
IMG8139
IMG8136
IMG8135
IMG8133
IMG8100
IMG8119
IMG8095
IMG8093

Entrega de Títulos