Secretaria Educação anuncia ação de entrega de atividades em casa

A Secretaria Municipal de Educação de Aparecida do Rio Negro está buscando maneiras de chegar aos alunos da Rede Municipal de Ensino durante a pandemia do coronavírus. Desde o dia 16 de março as aulas estão suspensas no Município, seguindo as recomendações das autoridades sanitárias para evitar o contágio da doença.

Em abril foram antecipadas as férias escolares, e em maio, as aulas foram novamente suspensas. Assim, a Secretaria foi em busca de identificar a melhor maneira de manter o vínculo com os alunos. O secretário da Pasta, Alexandre Oliveira, esteve na manhã desta terça-feira, 19, na Rádio Rio Preto FM, para esclarecer aos pais e alunos como acontecerão as atividades que foram elaboradas. “Estamos na luta contra tudo isso. Houve um agravamento da pandemia e nós precisávamos tomar novas medidas. Estamos tentando nos reinventar, pois temos que encontrar outra forma de fazer educação, seguindo todas as recomendações da Organização Mundial da Saúde”, disse.

Inicialmente, a Secretaria buscou a interação com os alunos por meio de vídeos dos professores, para reforçar os vínculos com os educadores. Os vídeos circularam em redes sociais e chegaram à maioria dos alunos.

“Com o Parecer nº 05/2020 do Conselho Nacional de Educação, foi observado que poderiam ser executadas atividades à distância nesse período de pandemia. Foi então realizada uma pesquisa com pais, alunos e professores, através do Google forms, que concluiu que atividades online não seriam viáveis para o Município, mas houve o anseio dos pais por atividades impressas”, explica o secretário.

Foram executadas reuniões online com os profissionais de educação, para a elaboração das atividades. “Acreditamos que não podemos ficar fechados vendo as coisas acontecerem sem tomar nenhuma ação, mesmo sem ter o efeito 100%, estamos fornecendo esse vínculo, temos que agir, mesmo não sendo fácil”, comentou o secretário.

Atividades

Atualmente, a Escola Municipal Luza Machado de Miranda conta com 700 alunos, e o Centro Municipal de Educação Infantil Aquarela 193 alunos. Destes, cerca de 200 alunos moram na zona rural. Cabe destacar que o Ministério Público do Estado, por meio da recomendação nº 36/2020, também solicitou a volta das atividades de forma remota, comungando com o que a Secretaria já havia planejado.

As atividades fotocopiadas, que estarão devidamente protegidas e higienizadas, serão entregues aos pais nas unidades de ensino, conforme data e horário preestabelecidos, seguindo as recomendações da OMS, com local de entrada e saída.

Já os alunos da zona rural receberão as atividades em casa, conforme a rota do transporte escolar.

Confira as datas, o horário e local de cada turma e professor:

Zona-rural
Escola