População recebe óculos do “Projeto Ver para Aprender”

A população aparecidense recebeu um presente nesta quinta-feira, 26 de setembro: os 372 óculos do “Projeto Ver para Aprender”, do Sesc em parceria com a Prefeitura Municipal de Aparecida do Rio Negro. O projeto passou pelo processo de triagem, consultas e fabricação dos óculos que foram totalmente doados pelo Sesc, com apoio da Prefeitura.

Depois de realizadas 832 triagens e 392 consultas oftalmológicas, a entrega ocorreu em uma linda cerimônia, no ginásio da Escola Municipal Luza Machado de Miranda, com a presença da população, beneficiados do Projeto, servidores e autoridades do Município e do Sesc, que vieram especialmente participar do momento.

Na ocasião, o presidente do Sistema Fecomércio, Itelvino Pisoni, reiterou a participação das duas instituições para a realização do Projeto. “Esse projeto nasceu de uma visão do SESC nacional, que se chamava Ver para Ler, e hoje quando escolhemos Aparecida, não foi por acaso, porque vimos essa necessidade aqui, e a parceria da Prefeitura foi fundamental. Nos outros municípios entregamos uma média de 150 pares, e aqui vamos entregar 380. Sabemos a dificuldade que é a gente pagar uma consulta, os gastos, e esse projeto conseguimos fazer com baixo custo. Meus agradecimentos ao Município, porque sem o apoio da Prefeitura aqui não estaríamos entregando essa quantidade grande. Todos estão de parabéns”, completou.

O prefeito Deusimar Amorim agradeceu a escolha do Município para a execução da ação. “Nós não teríamos condições de fazer esse atendimento a nossa população com essa magnitude. O Sesc faz esse trabalho excelente no Brasil, no Tocantins  e temos a sorte de sermos contemplados com uma ação dessa magnitude, então agradecemos imensamente”, agradeceu.

Entregas

As entregas ocorreram durante a cerimônia, onde foram contemplados idosos, jovens, adultos e crianças que foram selecionados em uma triagem com a participação das escolas, Unidade Básica de Saúde, e Centro de Referência em Assistência Social (Cras).

A secretária Municipal de Saúde, Sebastiana Luzia, fez um relatório aos presentes, relativos aos serviços prestados na saúde do Município. “As pessoas que possuem necessidades visuais hoje estão aqui, e eu acompanho cada uma e sei o quanto isso é importante. Hoje temos a vitória de dizer que Aparecida do Rio negro fechou uma demanda com um Sesc, porque conseguimos 372 consultas e óculos, e isso pra nós é um avanço maravilhoso. Da Secretaria de Saúde foram atendidas 258 pessoas, sendo que as outras 114 estão na Escola Municipal, Escola Estadual, e Secretaria Municipal de Assistência Social. Por isso, queremos agradecer de coração essa parceria com o Sesc”, disse ela.

A secretária Municipal de Assistência Social, Ana Cláudia Gorosthides agradeceu a pareceria. “Quero agradecer de forma especial essa parceria com nosso Município, e nota-se a grande demanda que tínhamos, e veio em um momento muito bom. Deixamos a nossa gratidão a toda essa equipe”, pontuou.

O vice-prefeito, Sérgio Felicíssimo destacou os benefícios para a população. “É uma alegria estar aqui hoje participando desse importante projeto, a quem agradecemos tanto essa parceria, saúde pública que vai trazer muito mais qualidade de vida aos aparecidenses”, disse.

Participação

Também estiveram presentes no evento o diretor Do Sesc Tocantins, Marco Antonio Monteiro; Gerente de desenvolvimento social do Sesc, Albacir Dias; Sub-gerente financeira do Sesc, Camila Valduga; Coordenador financeiro do Sesc, Acione Tavares; presidente da Câmara de Vereadores, Assis Coutinho; e secretário Municipal de Educação, Alexandre Oliveira.

Ver para Aprender

Uma realização do Sesc Tocantins, por meio da Assistência, o Ver para Aprender consiste na promoção de ações educativas como palestras e brincadeiras, na prevenção de doenças oculares, na realização de exames oftalmológicos gratuitos e, quando necessário, na doação de óculos aos estudantes e idosos.

• IMG5568
  • IMG5561