Novas instalações do Cras são entregues à população

O prédio onde funciona o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), da Secretaria Municipal de Assistência Social, foi entregue nesta sexta-feira,19, à população, onde agora também abriga o Centro de Referência em Assistência Social (Cras).

No momento da entrega, que ocorreu com a presença de autoridades e usuários do SCFV, a secretária Ana Cláudia Gorosthides, ressaltou que as melhorias irão beneficiar os integrantes dos grupos com local mais adequado para as atividades. “Queremos melhorar o atendimento ao público e também proporcionar um local adequado para as oficinas do Serviço de Convivência, e do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif). Aqui temos salas para todas as oficinas do SCFV e Paif, além das palestras, cursos ofertados pelo Programa Bolsa Família, e rodas de conversa”, comentou.

As melhorias executadas foram a substituição de portas e janelas, da parte elétrica, forro e pintura e readequação das salas que já estão refrigeradas,  para abrigar todos os serviços, como briquedoteca, sala de oficinas, copa, salas de atendimento e administrativas, sala de palestras e banheiros.  Conforme explicou o prefeito Deusimar Amorim, a reforma foi realizada com o esforço conjunto da Administração. “Essa é mais uma pequena obra que é um espelho da administração e irá beneficiar muito a população que é atendida pela Assistência Social, e com muito trabalho atende tão bem a população,”, disse ele.

A intenção é que seja construído o muro e um galpão no mesmo local para as atividades do grupo de Idosos “É Preciso Saber Viver”!, que atualmente acontecem na feira coberta. O atual prédio do Cras será usado para as demandas da Administração. A beneficiária do Programa Bolsa Família e mãe de uma das crianças atendidas, Doralice Carvalho de Santana, destacou a importância de valorizar o serviço que é ofertado no local.  “Este é um ambiente em que os nossos filhos podem aprender. Então, um pequeno momento em que estão aqui é um aprendizado, é muito especial para eles, e este ambiente ficou muito bom, então vamos aproveitar cada segundo em que eles estiverem aqui e incentivar para que eles continuem”, comentou.

O vereador Wanderlei Francisco, que no ato representou todos os vereadores, parabenizou a gestão pela conquista. “Nós, como população, só temos a agradecer a parabenizar pela administração que tem tido competência para não só manter a folha de pagamento como ainda entregar obras como essa. Parabéns a todos!”, disse ele. Também prpesente, o vice-prefeito Sérgio Felicíssimo destacou a determinação da Administração em proporcionar melhorias como estas. “Este novo local será importante não só para o trabalho dos servidores, mas também para o atendimento da população, pois unifica os trabalhos da Assistência em um só lugar, destacando aqui também o esforço da Secretaria de Assistência e da Prefeitura Municipal”, reiterou.

Durante a entrega, os presentes puderam conhecer as dependências do prédio, e prestigiaram um café da manhã servido a todos. Também foram entregues os novos uniformes das crianças do SCFV.

A Assistência Social do Município atende mais de 200 usuários, entre crianças, adolescentes e idosos. São ofertadas as oficinas de jiu-jtisu, pintura em telas, brinquedoteca, banda de música, e, grupo de idosos. Além disso, em Aparecida, o Cras faz o acompanhamento de 31 famílias inseridas no Paif, buscando realizar oficinas de caráter da não geração de renda, mas que proporcione autonomia da família, bem estar, troca de experiência e estreitamento de laços comunitários.