Educação de Jovens e Adultos forma 18 alunos em Aparecida

Mais uma noite especial celebrou a conquista de 18 alunos formados pela Educação de Jovens Adultos (Eja), da Escola Municipal Luza Machado de Miranda. Pessoas de diversas idades receberam o tão sonhado diploma do Ensino Fundamental, como dona Nelci Gomes dos Santos, de 83 anos. “Sempre quis aprender, e voltei a estudar por isso. Hoje estou muito feliz, sentindo um enorme prazer”, disse a idosa, que depois de longos anos voltou a freqüentar a sala de aula.

A cerimônia de formatura contou com a presença dos convidados e familiares. A reflexão bíblica foi realizada pelo pastor Marcos Bogéia, que falou sobre a sabedoria e o conhecimento. O prefeito Deusimar Amorim fez questão de cumprimentar cada formando, especialmente os mais idosos aos mais jovens, e os incentivou. “Corram para fazer outros cursos, para dar uma condição de vida melhor. Como gestor, e como equipe de profissionais, nos engrandecemos vendo hoje essa turma, pois nos motiva e é nosso papel. Educação é prioridade na minha gestão, temos esse compromisso”, disse ele. O vice-prefeito, Sério Felicíssimo, também deixou seu reconhecimento. “Sei que foram muitas barreiras, mas que estudem que com certeza a vida será muito melhor”, reiterou.

A coordenadora da Eja do Município, Fátima Vila Nova, enalteceu a persistência dos formandos. “Este é um momento muito importante. Foram muitas atividades. A caminhada vai continuar, não terminou aqui. Nós apostamos em vocês, acreditamos que vai valer à pena, pois o estudo melhora tudo”, disse ela aos alunos.

A diretora da Unidade Escolar, Lindinalva Alves, também deixou seu recado às estrelas da noite. “Sabemos o quanto cada um aqui se dedicou, se esforçou, e tudo isso irá refletir na vida e futuro de vocês”, disse. “Essa é uma ação totalmente custeada pela Secretaria Municipal de Educação. E mesmo com as dificuldades, ver isso hoje nos dá alegria e entusiasmo para dar continuidade. A Eja é uma modalidade que não está presente em todos os municípios do Jalapão, só em três. E como Secretaria estamos lutando para fazer crescer a cada dia”, destacou o secretário Alexandre Oliveira.

Também presente no evento, a primeira dama, Ana Cláudia Gorosthides, parabenizou os formandos. “Quero parabenizar pela conquista de vocês, que não parem por aí, que continuem o ensino médio, superior. Vocês são guerreiros pela vitória”, comentou.

Cerimônia

Todos os formandos tiveram uma entrada especial, assim como a equipe de professores e da escola. Os formandos realizaram o juramento, agradecimentos e homenagens.

Um dos momentos mais emocionantes foi a entrega do diploma pelas autoridades. Ao final, todos prestigiaram um jantar.

Ariane Ribeiro foi umas mais jovens a se formar, e comemorou a conquista. “Tinha parado e hoje devo esta vitória à minha mãe que sempre me incentivou, e também aos amigos”, disse ela.