Cursos profissionalizantes são ofertados no Cras

Originar maneiras de emancipação profissional e geração de renda são alguns dos objetivos dos cursos que tiveram início nesta segunda-feira, 9, no Centro de Referência em Assistência Social (Cras). Os cursos são ofertados pela Prefeitura Municipal de Aparecida do Rio Negro, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, e em parceria com a Secretaria Estadual do Trabalho e Assistência Social (Setas).

De acordo com a secretária Municipal de Assistência Social, Ana Cláudia Gorosthides, por causa da grande procura foi necessária fazer uma seleção dos inscritos. “Todos vocês vão estar aptos a trabalharem no mercado de trabalho, pois receberão certificados. Tivemos muitas inscrições, mas utilizamos alguns critérios, como ser beneficiário do Bolsa Família, ter filhos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, ter a família acompanhada pela equipe técnica.  Então vocês que estão aqui, levem a sério, pois vocês são privilegiados, pois é um curso caro, e vocês não terão custo nenhum”, disse ela aos alunos durante a abertura.

Estão sendo ofertados três cursos: cabeleireiro, artesanato, e, design de sobrancelha e maquiagem, totalizando 60 alunos nas diferentes turmas. Nas capacitações a Setas contribui com os instrutores e material didático, e a Semas com todo o material que será utilizado durante os cinco dias de curso, totalizando uma carga-horária de 40 horas.

“É pouco tempo, mas será muito satisfatório para todos, então aprendam, se dediquem ao máximo, pois são cursos bons de onde todos sairão daqui qualificados. Para nós é gratificante e nós estamos aqui por vocês, para que aprendam”, ressaltou a coordenadora dos cursos, Dayana Costa.

Cursos

O curso de artesanato é instruído pela professora Eunice Gadelha, onde serão ministradas técnicas de cortes, flores em tecidos, molde vazado, agulhas, acabamento, aplicação de manta acrílica, costuras a mão, pesos de porta, entre outros.

Já a capacitação de cabeleireiro conta com a profissional Joceane Azevedo, onde os alunos irão aprender técnicas de cortes, escovas modeladoras, selagem, limpeza do couro cabeludo e coloração.

Os alunos de design de sobrancelha e maquiagem serão instruídos pela professora Clarisse Gomes, que irá ensinar marcação de sobrancelha, simetria, design com pinça e com linha, aplicação de henna, pré-maquiagem, contornos, técnica de luz e sombra aplicação de cílios e técnica de esfumado.