Cursos profissionalizantes capacitam 70 pessoas em Aparecida

A ultima semana foi de muito aprendizado e conhecimento para mais de 60 alunos que participaram dos cursos profissionalizantes, que aconteceram no Centro de Referência em Assistência Social (Cras). As capacitações foram ofertadas pela Prefeitura Municipal de Aparecida do Rio Negro, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual do Trabalho e Assistência Social (Setas).

Os cursos foram encerrados na manhã desta sexta-feira, 13, quando os participantes receberam os certificados. Foram ofertados três cursos: cabeleireiro, artesanato, e, design de sobrancelha e maquiagem, totalizando 70 alunos nas diferentes turmas. Nas capacitações a Setas contribuiu com os instrutores e material didático, e a Semas com todo o material que foi utilizado durante os cinco dias de curso, totalizando uma carga-horária de 40 horas.

Visita

Na quinta-feira, 12, os cursistas receberam a visita do secretário Estadual do Trabalho e Assistência Social, José Messias Alves de Araújo, que fez questão de estar presente e ver de perto as atividades realizadas nos três cursos. Para ele, os ganhos para as pessoas participantes serão importantes para todo o Município. “Nossa alegria é que esse contexto social culmina com as ações do Governo: ajudar quem precisa. É uma ação de governo em parceria com os municípios. Se nós melhoramos o social, gastamos menos com saúde, com segurança, pois terão qualidade de vida, terão trabalho”, pontuou.

O prefeito Deusimar Amorim recepcionou o secretário, e destacou a importância das capacitações para o desenvolvimento do Município. “São de suma importância, principalmente nos dias de hoje, nessa crise que afeta os municípios pequenos como o nosso, e a população inteira que tem muita carência de renda, trabalho e emprego, e um curso como esse vai dar a oportunidade para muitos de vocês, de trabalhar na sua casa, ou do cliente, fabricarem um artesanato, e ganhar um dinheiro. Precisamos disso justamente para as pessoas ter a condição de andar com as próprias pernas”, destacou o gestor do Município.

Na oportunidade, o secretário da Pasta entregou de forma simbólica os certificados às participantes dos cursos, que demonstraram a gratidão pela oportunidade de aprendizado, como disse a cursista Nivaldina Pereira. “Agradeço a Deus por essa oportunidade, que gostaria muito de ter esse curso, já tenho uma irmã que é, e até agora só recebi elogios, e só quero muito agradecer”, comentou.

A secretária Municipal de Assistência Social, Ana Cláudia Gorosthides, agradeceu ao secretário pela visita e por toda a equipe da Setas presente nos dias de curso. “Só temos a agradecer o secretário que fez questão de vir aqui nos fazer essa visita, agradecemos muito essa parceria entre o Governo do Estado e nosso Município. Esse curso é de extrema importância, todas foram privilegiadas porque a demanda foi muito grande. Enquanto município isso é muito gratificante, vocês estarem se profissionalizando, vão sair daqui aptas a trabalharem”, disse a anfitriã.

O vice-prefeito, Sério Felicíssimo, reiterou a parceria entre os entes para a população. “Para nós é uma alegria presenciar essa importante ação com parceria, e dizer que nós acreditamos nessa parceria, que quem ganha é só a população. Parabéns a todos os participantes que se dedicaram, é um aprendizado que vocês podem montar o próprio negócio, algo para a vida toda, com certeza”, disse ele.

Cursos

O curso de artesanato foi instruído pela professora Eunice Gadelha, onde foram ministradas técnicas de cortes, flores em tecidos, molde vazado, agulhas, acabamento, aplicação de manta acrílica, costuras a mão, pesos de porta, entre outros.

Já a capacitação de cabeleireiro contou com a profissional Joceane Azevedo, onde os alunos aprenderam técnicas de cortes, escovas modeladoras, selagem, limpeza do couro cabeludo e coloração.

Os alunos de design de sobrancelha e maquiagem foram instruídos pela professora Clarisse Gomes, que irá ensinar marcação de sobrancelha, simetria, design com pinça e com linha, aplicação de henna, pré-maquiagem, contornos, técnica de luz e sombra aplicação de cílios e técnica de esfumado.

Capacitações

Ofertados pelo Governo do Tocantins em parceria com as prefeituras municipais, as capacitações são voltadas para agricultores familiares, empreendedores da economia solidária, jovens e adultos, micro e pequenos empresários, famílias atendidas pelos programas de transferência de renda e organizações da sociedade civil.

Inclusão Produtiva

A inclusão produtiva articula ações e programas que favorecem a inserção das pessoas no mundo do trabalho por meio do emprego formal, do empreendedorismo ou de empreendimentos da Economia Solidária.