Sexta Cultural reúne artistas e artesãos em noite de exposições e apresentações em Aparecida

07 de Novembro de 2022 | Noticias

Nesta sexta-feira, 4, a Praça José Eurico Costa, em Aparecida do Rio Negro, se tornou palco para dezenas de artistas aparecidenses mostrarem sua arte e alegria em produzir itens de forma manual. Artesanatos, pinturas em tela e delícias gastronômicas locais fizeram parte da exposição artística denominada Sexta Cultural.

O evento realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Coordenadoria de Cultura, foi realizado pela segunda vez como forma de valorizar a cultura local e oportunizar voz e reconhecimento aos artistas e artesão que se dedicam a confeccionar objetos a partir do crochê, corte e costura, pintura, bordados, e muitos outros.

Os artistas puderam expor e comercializar os produtos em artesanatos e obras de arte, como as produzidas pelo casal Gedeon Tavares e Daniela Tavares, que chamaram a atenção do público pela beleza visual. Os artistas produzem as telas em larga escala para todo o Brasil e até para exportação.

No local também foi montada uma feira gastronômica onde foram vendidas delícias típicas produzidas na cidade, como caldos, minipizzas, canjica, dentre outras. As apresentações musicais ficaram por contas das cantoras Lara e Vitória, que encantaram o público com músicas atuais e hits de sucesso.

Reconhecimento

O evento foi aberto com um  momento oracional conduzido por dirigentes religiosos do município. Em seguida as autoridades falaram ao público sobre a importância do evento para a valorização artística local.  A primeira-dama Luísa Marques representou o prefeito, Suzano Marques, e parabenizou a iniciativa da Coordenação de Cultura.

“A Gestão Municipal, por meio das parcerias, vem buscando resgatar a cultura do nosso município, assim como as comidas, músicas, trabalhos artesanais. Nosso objetivo é fortalecer o trabalho dos nossos artistas e mostrar que essa arte não pode ficar só dentro da nossa cidade, mas que deve ser exposta para o mundo todo  nossa riqueza cultural”, reiterou Luisinha.

O vice-prefeito Assis Coutinho também parabenizou os artistas e reforçou que a arte é essencial para a comunidade. “Parabenizo toda a equipe envolvida na realização da segunda edição da Sexta Cultural, evento esse que vem reconhecendo a riqueza de artistas e artesãos que temos em nossa cidade, que divulga e engrandece ainda mais nosso município. Parabéns a todos”, disse.

Para a secretária municipal de Educação, Valquires Maciel, a feira é uma oportunidade de os artistas serem protagonistas de um evento único. “Ficamos felizes em proporcionar esse momento esperado pelos artistas e artesãos do nosso município, em que todos podem mostrar seus trabalhos feitos com muita dedicação e carinho. Nossa cidade é rica em diversidade e produções artísticas e buscamos ampliar esse trabalho cada vez mais, valorizando e mostrando para o mundo que Aparecida tem arte, artistas e muito mais para se mostrar”, comentou.

A idealizadora do projeto e coordenadora de Cultura, Marize Macedos, falou da alegria em concretizar mais uma edição da feira. “Esse é um evento que nós desenvolvemos para divulgar o trabalho local e mantermos as tradições, é de extrema importância para reafirmar a nossa história e cultura. A nossa produção local é grandiosa e esse momento valoriza o trabalho do nosso povo, e buscamos manter e ampliar esse apoio. Obrigada a todos que vieram prestigiar esse evento”, disse.

Documentário

Durante a feira também foi realizada a produção de um documentário que retratará a rotina dos moradores da cidade que se dedicam ao trabalho artístico e à diversidade de suas produções. Com isso, além do registro histórico, o trabalho poderá servir como instrumento de divulgação dest

Clique na imagem para expandir