Reuniões realizadas pela Prefeitura abordam retorno das aulas presenciais na Rede Municipal de Ensino

30 de Agosto de 2021 | Noticias

A Prefeitura de Aparecida do Rio Negro, por meio do prefeito Suzano Marques, deu início nesta-sexta, 27 de agosto, a uma série de reuniões com secretários municipais para tratar do Plano de Retomada das Aulas Presenciais da rede pública municipal de ensino. O primeiro encontro reuniu secretários municipais, diretores e coordenadores da educação.

Na ocasião, o prefeito Suzano Marques, anunciou que o retorno dos estudantes às salas de aula deverá ocorrer a partir da primeira semana de outubro. As unidades de ensino voltarão a receber os mais de 900 educandos, respeitando todas as medidas de segurança e protocolos de prevenção, como uso de máscara, medição de temperatura, higienização das mãos, distanciamento e limitação da capacidade de acolhimento total de alunos.

O prefeito Suzano Marques enfatizou a importância da educação na vida das crianças e reafirmou o compromisso do município com a educação. “É uma satisfação realizar essa reunião com a equipe educacional e poder planejar o retorno das aulas presenciais. Nos reunimos para tratar de diversos assuntos, mas, o mais importante é sobre o retorno às aulas. Estivemos conversando com outros prefeitos, com a Associação Tocantinense dos Municípios (ATM), e o Governo do Estado. Nossa equipe da educação tomará a segunda dose da vacina agora em setembro, então decidimos retomar as aulas em outubro”, comentou

O gestor destacou ainda os investimentos estruturais a serem realizados para o retorno. “Também discutimos sobre as melhorias no transporte escolar, já que o Governo do Estado deu a primeira parcela do recurso para essa melhoria.  Decidimos também realizar a construção de mais uma sala de aula no Cmei Aquarela, para ter condições de receber melhor todos os estudantes”, reforçou o prefeito.

A secretária Municipal de Educação, Walquires Maciel, disse que os desafios serão grandes, mas serão superados. “Nossa reunião foi bastante proveitosa, onde pudemos esclarecer dúvidas e questionamentos, e inteirar esses profissionais sobre nosso planejamento de ações e do nosso projeto de retorno das aulas presenciais. É preciso destacar que não se trata apenas de voltar para a sala de aula, essa retomada envolve todos os desafios que se impõem sobre a educação neste momento e, por isso, nossas equipes estão empenhadas em garantir um retorno seguro a todos os alunos, professores e trabalhadores da educação”, ressaltou Walquires.

Durante a reunião, foram pontuadas as estratégias de acolhimento, prática pedagógica e funcionamento das escolas, além de orientações sobre higiene pessoal, limpeza e higienização dos ambientes, transporte, alimentação escolar, entre outros procedimentos operacionais relacionados às boas práticas de biossegurança nas escolas.

Nesta segunda, 30, a Secretaria realizará novas reuniões com os diretores das unidades escolares para detalhar e alinhar a volta às aulas.

Cestas Básicas

A Secretaria também está se preparando a entrega de cestas básicas para todos os alunos da Rede de Ensino, anda antes do retorno das aulas. A secretária Walquires irá se reunir com produtores da agricultura familiar para organizar os produtos agrícolas a serem inseridos nas cestas básicas. A entrega será realizada de forma escalonada após a divulgação da Pasta, nas zonas urbana e rural.

Clique na imagem para expandir