Card image cap

Reunião com servidores da Educação aborda retorno das aulas presenciais em 6 de outubro

15 de Setembro de 2021 | Noticias
Compartilhe:

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Aparecida do Rio Negro realizou nesta quarta-feira,15, o 2° Encontro com os Servidores da Educação de 2021, com o objetivo de discutir o retorno das aulas presenciais no município. A reunião foi realizada no Ginásio Esportivo na Escola Municipal Luza Machado de Miranda, com a presença dos servidores da Educação, diretores, equipe pedagógica, representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Tocantins (SINTET) e representantes da Saúde.

O encontro teve a finalidade de afinar os detalhes para o retorno das aulas presenciais, que será no dia 6 de outubro, no formato híbrido escalonado. A decisão foi tomada juntamente com o Comitê Municipal de Gerenciamento da Pandemia de Covid-19, que é formado por representantes titular e suplente dos seguintes órgãos e entidades: Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Assistência Social, Conselho Municipal de Educação e Conselho Tutelar, além da participação de diretoras escolares e pais de alunos.

Para as aulas, haverá divisão de grupo de estudantes em duas cores: uma semana a cor laranja e a outra semana cor vermelha. As aulas acontecerão de segunda-feira a quinta e terão duração de três horas. A sexta será utilizada para desinfecção das dependências das escolas.

Reunião

 

A reunião contou com a presença da secretária de Educação e Cultura, Valquires Maciel; diretora da Escola Municipal Luza Machado de Miranda, Cleide Lino, diretora do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Aquarela, Célia Araújo, coordenadora de Atenção Básica do Município, Miriã Sobrinho, diretora de Vigilância e Saúde, Eide Martins, e o representante religioso Pastor Adauton Silva, que iniciou o encontro com um momento religioso.

 

A secretária de Educação do Município, Valquires Maciel, ressaltou que já possui definidas as medidas necessárias de prevenção preparadas para a volta às aulas. “Estamos nos programando ao máximo para receber nossos alunos e pais com segurança nesse retorno. Nos reunimos juntamente com o Comitê, buscamos a melhor forma para nossos alunos e a comunidade em geral. Nossa intenção é que eles se sintam acolhidos depois de quase dois anos sem esse contanto presencial”, disse.

 

 


Durante a reunião, a coordenadora de Atenção Básica, Miriã Sobrinho, explanou a situação atual do município no número de casos de Covid-19, além dos protocolos de segurança que deverão ser seguidos. “Hoje Aparecida do Rio Negro vive um momento de controle, estabilidade em relação à pandemia. Os casos registrados pelo SUS estão zerados, tanto de pacientes suspeitos como de pacientes positivos em tratamento. Mas, ressaltamos que para o Ministério da Saúde o único protocolo que não mudou e que previne a Covid-19 é o uso de máscaras, higienização das mãos e o distanciamento social”, disse.

 

As diretoras da Unidade Escolares Célia Araújo e Cleide Lino abordaram o planejamento das atividades presenciais. A coordenadora da Vigilância Sanitária, Eide Martins, destacou a importância da observância rigorosa das regras sanitárias nas escolas neste retorno às atividades de ensino presenciais.

Clique na imagem para expandir