Prefeitura viabiliza extensão de rede e leva eletricidade a centenas de residências

04 de Novembro de 2022 | Noticias

Cerca de 130 famílias tiveram acesso a tão sonhada energia elétrica e iluminação pública de qualidade, em Aparecida do Rio Negro. A extensão de rede de energia elétrica possibilitou a disponibilização dos serviços trazendo maior qualidade de vida a moradores. Os trabalhos de melhoria no sistema estão sendo viabilizados pela Prefeitura e executados pela Energisa.

No município, só neste ano, a ampliação da rede alcançou 14 ruas dos setores Centro, Aeroporto, São Domingos, Bela Vista e Ipanema. No total, 86 postes foram instalados pela equipe técnica da Energisa, por meio da solicitação da Prefeitura. Dezenas de residentes que conviviam com ruas escuras e casas sem energia segura foram beneficiados, como seu Valdecir Borges Brasil, que comemora a chegada da luz em sua casa, localizada na Rua Joventino Lino.

“Aqui antes era tudo de forma improvisada, uma escuridão. Hoje a realidade é outra, podemos sentar na porta da casa, as crianças brincam na rua, a gente vai e vem com segurança. No escuro era ruim, até tínhamos receio, porque nem conhecíamos as pessoas que passavam. À noite dava medo, mas agora temos luz, iluminação nas ruas e energia em casa”, disse o morador.

O riso no rosto de seu Manoel Lourenço, que é morador da rua Tamandaré, é contagiante ao falar da alegria do benefício chegando em casa. “Eu tenho muita sorte, pois primeiro ganhei a minha casa popular, e agora chega a energia. Aqui hoje eu ligo a geladeira, a TV sem medo de ser queimada. Olho para essa rua que antes era bem escura e agora está clarinha e me sinto muito feliz”, comemora.

Parceria

A ampliação em Aparecida do Rio Negro é fruto de uma parceria que teve resultados positivos. A solicitação do prefeito Suzano Marques ocorreu ainda em 2021, na sede da empresa, quando o prefeito Suzano foi recebido pelo diretor de relações institucionais da Energisa, Alan Kardek, e o analista comercial, Diouglésio Pereira Duarte. O objetivo da visita foi a solicitação para a ampliação das redes em diversos setores de Aparecida, já que dezenas de famílias tinham acesso à energia somente de forma improvisada.

As duas instituições se comprometeram a trabalhar para atender à necessidade dos moradores, com o intuito de mudar uma realidade de famílias que viviam há mais de 20 anos sem a energia com qualidade em casa.

Para a gestão municipal a execução da extensão da rede foi uma demanda atendida. A confiabilidade da administração do prefeito Suzano Marques junto à instituição também motivou resultados positivos. “Os moradores esperaram muito tempo pela extensão, um anseio realizado por meio de um trabalho sério e uma união de esforços que deu certo”, explicou.

“Essa parceria tem se dado de maneira bastante eficiente e por meio dela estamos realizando projetos que sonhamos junto com as pessoas, como a implantação de 86 postes de energia em ruas, que há mais de 20 anos os moradores não têm direito a esse serviço na própria casa, disse o prefeito.

“Agora chega de maneira definitiva, a exemplo das ruas Tamandaré, 25 de Dezembro, Piauí, Avenida Maria José e muitas outras em que também fomos parceiros viabilizando as lâmpadas em led. Tudo isso graças ao bom relacionamento que temos com a Energisa”, pontuou.

Empenho

Para que o processo ocorresse de maneira viável foi essencial o empenho e dedicação da equipe da Prefeitura. Os servidores municipais realizaram os levantamentos das vias que necessitavam da extensão, com fotos das ruas, casas e depoimentos dos moradores.

O assessor especial da Prefeitura, Ederval Rocha (Edson Rocha), disse que o esforço foi gratificante e que a equipe da Energisa foi essencial para a execução de serviços de qualidade. “A gente viu a boa vontade da gestão na busca pela energia, mas também parabenizamos a Energisa pelo profissionalismo em atender as demandas. Presenciamos a alegria das famílias com a chegada da eletricidade”, comentou.

Para o diretor Leonardo Rocha a parceria foi de grande importância aos moradores. O servidor disse que o esforço pessoal foi gratificante ao ver a luz chegar às residências, já que também tem como atuação o trabalho social.

“É muito bom ver outras pessoas serem atendidas com a chegada da energia. Eu sou uma pessoa que já senti na pele a falta da luz elétrica em casa. Isso me motivou a trabalhar mais para alcançar o resultado. Minha casa não tinha energia e eu buscava na residência de outras famílias. Ter energia em casa também é ter qualidade de vida e as ruas claras geram mais segurança, por isso fazemos questão de manter essa parceria com a Energisa”, disse Leonardo, que também pontuou outro benefício executado pela empresa: a poda de árvores, que conta com a Prefeitura para a retirada das galhadas.

Parceria

Durante o processo de execução dos serviços, a Prefeitura ofertou suporte, como alimentação para as equipes e a aquisição das luminárias para os postes das ruas, inclusive em alguns casos, com lâmpadas em led.

Para que o procedimento seja executado é essencial que ocorra a parceria do município, já que a extensão não pode ser realizada nas seguintes situações: em áreas irregulares, onde a responsabilidade de regularização é do município; e em loteamentos particulares, em que a responsabilidade de construção da infraestrutura é do loteador, como explicou o gerente de obras da empresa, Bruno Queiroz.

“O papel do município no processo de ampliação de rede urbana é regularizar áreas urbanas irregulares, bem como disponibilizar a infraestrutura necessária para implantação da rede elétrica, como alinhamento de guia, para que a rede seja construída no local correto, respeitando as distâncias de segurança e demais serviços nas calçadas – água, esgoto, ciclovia e via de pedestres”, conclui Queiroz.