Jeapro mobiliza centenas de atletas e torcedores em Aparecida do Rio Negro

19 de Setembro de 2022 | Noticias

A promoção do esporte e a confraternização entre alunos, pais e comunidade foram algumas das marcas dos Jogos Estudantis e da Juventude de Aparecida do Rio Negro (Jeapro), que teve abertura oficial na quarta-feira, 14. O evento, que também proporciona a disseminação de valores como disciplina, trabalho em equipe e união, ocorreu entre a quinta, 15, e o sábado ,17.

Os jogos se consolidaram como um dos mais importantes no calendário do município e voltaram a acontecer após dois anos. O evento é organizado pela Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Educação e de Juventude, Esporte e Lazer, com a parcerias das escolas municipais e estadual.

Ao longo das competições foram entregues 300 medalhas com a participação de cerca e mil pessoas envolvidas, entre estudantes, atletas e servidores.  A secretária de Educação do município, Valquires Maciel, pontuou que a gestão se esforçou em promover um evento de qualidade à população.

“Eu avalio de forma favorável, embora tenha tido algumas falhas, pois foi o primeiro realizado nessa gestão. Com relação à abertura recebi muitos elogios pela organização com atrações diferentes e a participação de 2 mil pessoas segundo me falaram, e inclusive o prefeito, que ficou satisfeito com a organização. Espero ter atendido pelo menos 80% das expectativas da comunidade escolar e sociedade local. E no mais, procurar ajustar os erros para acertar mais no próximo”, disse.

O secretário da Pasta da Juventude, Esporte e Lazer, Ricardo Carvalho, comentou que o Jeapro foi um sucesso de público e participação. “Após dois anos de pandemia, em parceria, conseguimos realizar esse grande evento para os aparecidenses. Estamos satisfeitos com a participação da comunidade, e em estar proporcionando lazer, interação e aprendizagem e buscando incentivar a prática esportiva em diversas modalidades”, destacou.

Jogos

Atletas de todas as idades participaram dos jogos, que tiveram início na manhã de quinta, 15, com as provas de corridas de pedestre e de bicicleta na Praça José Eurico Costa. Já no Estádio Kédson Barros houve as competições de atletismo com o arremesso de peso. No mesmo local ocorreu a gincana infantil para os alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Aquarela.

Durante à tarde, tiveram início os jogos de futsal, no Ginásio Isaías Xavier, que contou as modalidades sub-15, sub-17, e aberto, tanto feminino como masculino até a sexta, 16. Também na quinta, 15, houve disputa de xadrez e tênis de mesa na Escola Estadual Meira Matos, e beach tennis aberto ao público na Praça Domingos Rios.

O sábado, 17, foi marcado pelos jogos de futevôlei abertos ao público na Praça Domingos Rios e pelo Campeonato de Truco, na Praça José Eurico Costa. A atleta Dhyovana Lopes Ferreira da Rocha, 16 anos, participou do futsal e futevôlei feminino, e disse que a interatividade foi a melhor parte da competição.

“Fiquei muito feliz com o evento, pois é uma forma de envolver a comunidade, principalmente, em outras modalidades que foram proporcionadas, assim dando oportunidade de todos participarem dos jogos”, comentou.