Conferência Municipal de Educação é realizada em Aparecida do Rio Negro

17 de Dezembro de 2021 | Noticias

O município de Aparecida do Rio Negro teve nesta quinta-feira, 16, a realização de sua terceira Conferência Municipal de Educação, com objetivo de obter um espaço de estudo, avaliação e reflexão do Plano Municipal de Educação, além de oportunizar a discussão das políticas públicas da Educação, de forma democratizada e permitir a continuidade do trabalho articulado e dar amplitude às ações de sucesso pensadas e projetadas no ano de 2015.

O tema central do evento foi Inclusão, Equidade e Qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira”, que trabalhou ainda três eixos em grupos de discussão que definiram propostas para elaboração do Plano Municipal de Educação 2024/2034. O momento foi iniciado com orações e louvores realizados pelo pastor Adalto Silva e pela pastora Cátia Regina.

O prefeito Suzano Marques falou aos presentes sobre a importância dos investimentos em educação na Gestão. “Hoje é um dia importante para a educação de Aparecida do Rio Negro. A Educação tem a capacidade de mudar tudo, principalmente começando pelas pessoas. Qualquer gestor que se preze precisa investir em educação. O mais importante que fiz em minha primeira gestão foi investir nesta área e nos professores, valorizar os profissionais. Como prefeito, 12 anos depois, fui autorizado pelo TCE a pagar o abono salarial do 14º, vamos colocar na conta de vocês junto com o salário de dezembro. A única coisa que peço em troca é que cuidem bem dos nossos alunos, ensinem com amor, levar conhecimento. O professor motivado consegue ensinar melhor”, disse o gestor.

A secretária municipal de Educação e presidente do Fórum Municipal de Educação, Valquires Maciel, reforçou a importância das discussões para a melhoria da Educação. “Vamos discutir nessa conferência, os caminhos da Educação e traçar novas metas e objetivos, a fim de desenvolver um trabalho que possa lograr êxito e proporcionar aos estudantes do nosso município, um ensino de qualidade e com mais oportunidade de acesso para as pessoas portadoras de deficiência, além de discutirmos também o plano de Carreira docente, a formação continuada e a inserção da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem”.

O encontro contou ainda com uma palestra realizada pela professora Jandira Rodrigues, que abordou a temática central do evento.

A Conferência ocorreu durante todo o dia e foi finalizada com a eleição dos delegados que participarão da Conferência Estadual, que teve como titulares Daniel Andrade Maciel, Keyla Santos Silva e Eide da Silva Martins, e suplentes Alderice Castro de Araújo, Maria de Fátima Neres Vila Nova, e Lindamar de Sousa Lino.

Participação

Também participaram do evento a primeira-dama Luísa Marques, diretora da Escola Municipal Luza Machado de Miranda, Cleide Lino, diretora do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Aquarela, Célia Barbosa, coordenadora do Fórum Municipal de Educação, Maria Goreth, e representantes do Colégio Estadual Meira Matos.

Clique na imagem para expandir