Município apresentará em Brasília

O Município de Aparecida do Rio Negro foi um dos quatro municípios tocantinenses que foram selecionados para apresentar suas experiências positivas na 16ª Mostra "Brasil aqui tem SUS". A apresentação ocorrerá entre os dias 02 e 05 de julho em Brasília, durante a realização do XXXV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. A informação foi divulgada na tarde da ultima sexta-feira, 26, pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins (COSEMS-TO).

Durante a Mostra o Município irá apresentar a experiência “Grupo de Reeducação Alimentar”, realizado dentro da Unidade Básica de Saúde, por meio do Núcleo Ampliado do “Saúde da Família” e “Atenção Básica (NASF-AB)”, que é composto por fisioterapeuta (Ana Cristina Barbosa), psicóloga (Déborah Pereira Amorim) e nutricionista (Maria Tereza Menna Barreto).

No Estado do Tocantins foram disponibilizadas nove vagas, sendo selecionados apenas quatro municípios: Aparecida do Rio Negro, Palmas, Guaraí e Gurupi. Todas as temáticas são relacionadas à Atenção Básica e atividades que deram certo dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).

Aparecida foi selecionada por realizar um bom trabalho de prevenção e promoção de saúde por via de ações de educação em saúde que são prioridade dentro do SUS, conforme explica a secretária Municipal de Saúde, Sebastiana Luzia. “Não tivemos muitos gastos para a execução do projeto e o nosso público-alvo era os usuários da UBS, que observamos que tinham sobrepeso e possuíam fatores de risco. Mas foi muito proveitoso, pois o objetivo principal era adoção de uma alimentação saudável, visando à promoção da saúde. Por isso iremos representar com muita alegria, falando desse projeto que deu certo em nossa cidade”, pontuou.

O prefeito Deusimar Amorim destacou o bom trabalho e dedicação da equipe. “Este é o resultado do trabalho que a gente sempre busca, de nossa política de atuação, que alcançamos e trabalhamos apesar das dificuldades que temos sempre. Que isso nos motive para continuar cada dia mais empenhados, e parabéns a equipe e a comunidade beneficiada”, comentou.

Mostra

A “Mostra Brasil, aqui tem SUS” tem como objetivo propiciar o intercâmbio de experiências municipais bem-sucedidas no SUS; estimular, fortalecer e divulgar as ações de municípios que inovam nas soluções visando à garantia do direito à saúde; dar visibilidade às práticas de saúde na abrangência da gestão municipal segundo a realidade dos territórios e promover um espaço para a troca de experiências e reflexões sobre a gestão e organização de serviços de saúde.

Este ano a mostra, que será apresentada no XXXV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde de 2 a 5 de julho, em Brasília/DF. O NASF-AB está disposto a apresentar a experiência na data agendada