Ir direto para menu de acessibilidade.

12º Passeio Ciclístico

Publicado: Quinta, 02 de Maio de 2019, 12h29 | Última atualização em Quinta, 02 de Maio de 2019, 12h29 | Acessos: 30
imagem sem descrição.

As ruas centrais de Aparecida do Rio Negro serviram de cenário, na manhã deste 1º de maio, para o 12º Passeio Ciclístico do Município. Eufóricos, juntos e misturados, crianças, adultos e idosos participaram do passeio em comemoração ao Dia Mundial do Trabalhador.O evento foi prestigiado por muitas famílias, atletas profissionais e amadores, além de curiosos ao redor do percurso. A largada para os 44 km foi dada pontualmente às 8h30, com saída da Praça José Eurico Costa, e seguiu para a região rural de Aparecida.

O sorriso era visível no rosto de cada criança, onde muitos com esforço pedalavam para conseguir alcançar a linha de chegada. A empolgação era visível até mesmo naqueles que tiveram que recorrer ao carro de apoio quando o cansaço batia. O evento contou com  com segurança e equipe da Secretaria Municipal de Saúde.

O prefeito  Deusimar Amorim disse que estava muito satisfeito com a realização de mais um passeio ciclístico, ao ver os pais ao lado de seus filhos num evento esportivo com tanta interatividade, com foco na valorização da família. “Como se trata de um evento dinâmico, não houve necessidade de bloquear ruas para que os ciclistas pudessem passar. Esse é mais um evento para abrilhantar as comemorações do Dia do Trabalho e nos sentimos satisfeitos ao ver a grande participação das pessoas. Que este passeio possa ser mais um realizado com segurança e com a dedicação de cada participante”, comentou o prefeito durante a largada.

Quem não se intimidou com o percurso foi o senhor Antônio Borges, de 73 anos, que disse que sempre participa do passeio. “Isso tudo faz parte da saúde, provando que a bicicleta é um instrumento de inclusão das pessoas. Aqui em Aparecida as pessoas costumam usar a bicicleta como meio de transporte. A melhor parte sempre é a chegada, mesmo cansadas as pessoas comemoram com alegria”, destacou seu Antônio.

Um dos coordenadores e também guia de trajeto, o ciclista José Lino, falou sobre o resultado que o evento leva para a cidade. “O objetivo do passeio é promover o hábito de andar de bicicleta, reunir famílias, amigos e incentivar a solidariedade. Além disso, cuidamos de todas as etapas do passeio, distribuindo água, café da manhã e almoço. O lado mais positivo foi o depoimento de uma mãe, que falou que seu filho melhorou muito seu desempenho escolar, só com o objetivo de participar do passeio”, destacou.

Cerca de 300 ciclistas participaram do passeio. Ao lado da esposa Raísa Bezerra, o ciclista Rafael Alves aproveitou a oportunidade para ingressar no grupo. “É a quarta vez que eu participo. Depois que casamos, ela também acompanha, é uma descontração legal, é um puxando o outro”, conta Rafael.

Entre os ciclistas também estava Antônio Luiz, 54 anos, que é “figurinha” carimbada. “Eu não perco um. Todos os anos eu acompanho e eu me sinto muito bem, quero continuar por muitos anos ainda”, afirma.  O ciclista conta que valeu a pena todos os esforços. “Eu entro ao meio da garotada e vou embora, pois hoje é um dia diferente”, afirmou Antônio.

Trajeto

A primeira parada aconteceu na Fazenda Nova Esperança, da empresária Cilânia Tavares, a 6 km da cidade. No local foi servido um café da manhã oferecido pela Secretaria de Educação do Município.

Após percorrer 30 km e desfrutar de belas paisagem, os ciclistas chegaram na Fazenda Mata Verde, onde foram recebidos pela dona Nilta Lino de Araujo e seus filhos em um clima de muita descontração. A pouca chuva que caiu reanimou os ciclistas e abriu o apetite para desfrutar do almoço oferecido pela Prefeitura Municipal.

Ainda na Fazenda Mata Verde, aconteceu a escolha da Garota Bike, e em seguida partiram para o ultimo desafio que restava: apenas 14 km para chegar em Aparecida.

Tradição no calendário de Aparecida

O evento que é realizado anualmente na cidade, é uma realização de José Lino, Professor Paulinho e Chicão da Oficina em parceria com a Prefeitura Municipal de Aparecida, consolidado no calendário de festas e eventos da cidade. Uma grande confraternização marcou o final do trajeto com a chegada a Praça José Eurico, com sorteio de brindes.

(Con informações do Jornal Folha do Jalapão)

registrado em: